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quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aula de Biomas/Cadeias e Teias Alimentares/Ecologia/ Extinção/Desequilíbrio Ecológico que preparei no Gimp...










Multi-aula que preparei no Gimp. rsrs.

Após imprimir em alta qualidade em papel de fotográfico (vale a pena), eu monto o mapa, forro AMBOS os lados com contact, e recorto o "quebra-cabeças". As possibilidades são diversas.

Nas classes PEJA (ANTES de introduzir os conceitos de Biomas), eu trabalho da seguinte forma:
Coloco em um envelope:
- Um Bioma (alguns têm que ser dobrados);
- Vários seres aleatórios;
- Um nome de Bioma (aleatório);
- Um rolinho de fita adesiva;
- Uma tesoura sem ponta.

Peço a eles que se unam em 8 (tem que ser) grupos e tentem prender (c/ a fita adesiva) SOMENTE os animais do Bioma;

Identifiquem o Bioma (que não pode ser o nome que figura no envelope);

Tentem "negociar" com os outros grupos a troca de "identificações" (nomes dos Biomas) e de seres do Bioma correspondente;


O grupo que terminar primeiro ganha 8 barras de chocolate. Deixo claro q se eles "entregarem de mão beijada" seus seres/nomes, poderão estar "dando a vitória a outro grupo, eles deverão negociar cuidadosamente... rs...

Antes de distribuir as barras, peço-os que "prendam" com fita adesiva o bioma no quadro branco, puxem uma seta (com piloto) e colem o respectivo nome (peça ao grupo da Amazônia começar primeiro, depois pergunto a algum grupo se consegue identificar onde "seu" Bioma se encaixa... Provavelmente, os campos necessitarão de auxílio...rs);

É impossível algum grupo terminar primeiro (É bom sempre EXPOR ISSO, qdo eles encontrarem dificuldades), pois havendo troca, todos terminam juntos. Acabará sendo uma barra p/ cada grupo - todos ganham - rs.. Por isso, dou preferência às barras com muitos tabletes (possam ser divididos por vários divisores - 4, 5, ou 6 - olha a interdisciplinaridade aí.... rs.).

De qq forma, estou sempre preparado(a) p/ reinvidicações do tipo "terminamos primeiro", mostrando que no mesmo tempo que eles trocaram as peças, os outros grupos também terminaram. Só ñ "perceberam" isso. Além do mais, existirão erros inerentes (seres deslocados etc.). De forma q, se todos "ñ concluíram perfeitamente", mas tentaram com vontade, todos merecem os prêmios.

Depois da "aula" de divisão das barras (leve uma faca de pão, de preferência - rs) em cada grupo, pode-se começar uma aula de cadeia alimentar... "E aí... Quem é comido por quem aqui?"... "Bom, se o o cervo é comido pela onça, ele "cede" o corpo (matéria, e consequentemente energia) para a onça"... Utilize o piloto (o melhor é o vermelho) e vá fazendo as setas de transferência no níveis tróficos.

Da cadeia, eu evoluo p/ uma teia... Mostro que diversos seres estabelecem relações com diversos seres... Geralmente cito os conceitos de relações harmônicas (fungos-árvore) e desarmônicas (onça-cervo), às vezes, dá tempo de citar as interespecíficas (predatismo, parasitismo) e intra-específicas (canibalismo, colônia);

Depois demonstro como uma extinção é prejudicial... "Aí...Vem o ser humano..."...: ARRANCO um ser qq bem do meio da teia, finjo amassá-lo com "raiva" e JOGO-O NO LIXO (olho o lixo antes da aula, se não estiver ok, coloco um saco por cima... kkkk);

"O que vai acontecer aqui?: Apago as setas e mostro que a "extinção" gera um "buraco" na teia, que geralmente causa um desequilíbrio ecológico. Normalmente cito a história dos lobos norte-americanos: http://www.ecoinforme.com.br/main_noticia.asp?id_noticia=2406&id_tipo_noticia=25&id_secao=109...

Explico que o mesmo ocorreria em todos os níveis (se tiver tempo, demonstro no mapa, agora teia... rs.) e que, embora a natureza se esforçe p/ corrigir as "burradas" da humanidade, às vezes demanda muuuito tempo...

Um comentário:

  1. Achei muito interessante e dinâmica sua aula.
    Sugiro, apenas, intercalar com momentos de registro do que aprenderam.
    Desta forma, os próprios alunos vão sistematizando o conhecimento. Pode ser feito ainda nos grupos e pode seguir um roteiro dado por você. Circulando nos grupos, você pode ir mediando essa construção.
    Num outro momento, pode-se reproduzir para toda a turma o que foi registrado por cada grupo.
    Pode-se, ainda, fazer uma leitura conjunta desses registros e, a partir daí, levantar dúvidas e pontos que mereçam maior esclarecimento.
    Um abraço!

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